top of page

Fisioterapia Respiratória: um recurso na luta contra o tabagismo



Nesta quarta-feira, 29 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.


O Brasil é o 8º país no ranking de fumantes no mundo. E apesar de uma recente pesquisa ter indicado que o hábito de fumar caio em 36%, esse quantitativo ainda não pode ser considerado tão positivo.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a principal causa de morte evitável no mundo é o tabagismo, obtendo o óbito anual de mais de 6 milhões de pessoas. Além de trazer mudanças físicas, o fumante desenvolve problemas psicológicos e respiratórios.


O que poucos sabem, é que existem métodos de ajuda eficazes que controlam a suspensão do tabaco e auxilia o paciente a ter uma vida mais saudável, além de melhorar a disfunção que a pessoa desenvolveu no tempo em que fumava.


Um destes métodos é a Fisioterapia Respiratória, que visa oferecer o melhor tratamento para comportamento funcional, cuidando de exercícios respiratórios, drenagem postural de todos os segmentos pulmonares, exercícios de tosse, técnicas de percussão torácica e práticas de exercícios destinados à atividade física com a respiração. Todos estes tratamentos têm como objetivo acalmar a ansiedade de voltar ao cigarro e de melhorar a qualidade de vida do paciente.


Sim. A Fisioterapia pode auxiliar os fumantes que desejam abandonar o cigarro. Quando o fumante consegue parar de consumir o cigarro, seu corpo já batalha para obter melhoras. Quando aliado à Fisioterapia, os resultados são amplamente melhores.


Para maiores informações ou busca de tratamento, consulte um fisioterapeuta. Temos a certeza que um profissional totalmente capacitado poderá ajudar nessa luta. Por isso, o Sinfito/PE apoia esta data, visando sempre contribuir com a qualidade de vida das pessoas.

Em Destaque
Recent Posts
bottom of page