top of page

FETSUAS PE lança nota de apoio à greve da PCR

O Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do SUAS lançou nesta semana uma nota de apoio à greve dos trabalhadores do SUAS da Prefeitura do Recife. Confira na íntegra:

O Fórum Estadual dos(as) Trabalhadores(as) do SUAS de PE manifesta total apoio à greve dos(as) trabalhadores(as) do SUAS da Prefeitura do Recife deflagrada no último dia 04, frente a postura inflexível da atual gestão em não negociar.

A Prefeitura do Recife vem historicamente desrespeitando a data base para reajuste salarial estabelecida para janeiro e propondo 0% de reajuste salarial para seus servidores (as) que seguem nessa condição há 3 anos. Acrescenta-se a isso o fato de os salários dos trabalhadores do SUAS, com destaque para os que possuem nível superior, serem os mais baixos pagos pela referida Prefeitura.

Os(as) trabalhadores(as) e usuários(as) do SUAS se deparam com a precarização e insuficiência dos serviços socioassistenciais. As Casas de acolhida e os Centros POPs existentes são insuficientes e não atendem as demandas da população em situação de rua e risco social; Os casos de violação de direitos são figurantes nas filas de espera dos CREAS por insuficiência do quantitativo de equipamentos e de equipe técnica; Existe a necessidade de 40 CRAS na cidade do Recife, existindo atualmente apenas 12 CRAS para atendimento de toda população em situação de vulnerabilidade social.

Essa realidade revela o descaso com a Política de Assistência Social na Cidade do Recife, onde os trabalhadores estão inseridos em um processo crescente de precarização das relações de trabalho. A ausência de negociação nos subordina as amarras das falácias de uma crise econômica, que logo é desmascarada com os altos salários de alguns cargos comissionados e com os altos gastos em campanhas publicitárias. Recife - A Capital do Nordeste é palco de profundas desigualdades sociais e de uma gestão pública de fantasias.

Diante deste quadro, o FETSUAS-PE considera legítima a decisão dos(as) trabalhadores(as) recorrerem a greve para preservar seus direitos e conclama todas as suas entidades a apoiarem a luta dos companheiros(as) da Assistência Social do Recife. Recife, 06 de maio de 2018.

Em Destaque
Recent Posts
bottom of page