Sinfito/PE lança nota de repúdio a convocação da SES-PE

1 Jun 2017

Foi publicada nesta quinta-feira, 1° de junho, no Diário Oficial do Governo do Estado de Pernambuco, a convocação de 974 profissionais aprovados em concurso da Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) para reforçar as unidades da rede. O secretário de saúde, Dr Iran Costa, diz em nota que “Garantir o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, em Pernambuco, é uma prioridade do governador Paulo Câmara”. 

 

O artigo 198 da Constituição Federal apresenta como princípios e diretrizes do SUS, dentre outros: I - Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência; II - Integralidade de assistência, entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; O que estranhamente observamos nas últimas convocações é um desrespeito aos principios e diretrizes do SUS, uma vez que das três convocações realizadas até o momento, apenas 12 terapeutas ocupacionais e 3 fisioterapeutas denominados como “Motores”, que entendemos tratar-se de fisioterapeutas traumato-ortopédicos ou neurofuncionais, foram contemplados no universo de 5.500 profissionais que foram convocados. 

 

Ressaltamos que diversas reuniões foram realizadas e ofícios encaminhados à SES-PE e ao Gabinete do Governador, alertando para necessidade do pleito e cobrando uma atitude diferente da que vem sendo tomada. 

 

O Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Pernambuco (SINFITO-PE) repudia o descaso para com os profissionais que até o momento não foram convocados e principalmente frente à população pernambucana, que vem sofrendo com a carência desses serviços na rede e dificuldade de acesso integral a saúde. Ratificamos nosso compromisso na defesa dos interesses da Fisioterapia e Terapia Ocupacional Pernambucana e da melhora da assistência à saúde da população. 

 

 

 

Please reload

Em Destaque

SINFITO/PE fecha parceira com a FGV

16 Sep 2019

1/10
Please reload

Recent Posts

23 Jul 2019

Please reload

Sinfito/PE | Entre em contato: +55 81 3081.5029

Copyright 2014. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 10.580.389/0001-45