top of page

DF celebra Dia Mundial da Saúde com massagem, pilates e caminhada

A Secretaria de Saúde promove sessões de massagem, caminhada, pilates, musicoterapia e alongamento em quatro regiões administrativas do Distrito Federal em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta terça-feira (7). As atividades acontecem em Brazlândia, Recanto das Emas, Planaltina e Sobradinho até o final do mês (veja a programação completa).

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2013, apontam que o DF é a capital mais ativa do país. A estimativa é que 35% da população com 18 anos ou mais praticam pelo menos duas horas e meia de atividades físicas toda semana.

De acordo com a secretaria, a falta de exercícios está entre os seis fatores de risco que mais contribuem para o agravamento de doenças nos países ocidentais, sendo responsável em 23% pelo desenvolvimento de doenças crônicas como obesidade, câncer, diabetes e hipertensão arterial. Aproximadamente 2 milhões de mortes prematuras por ano poderiam ser evitadas através da realização de quantidades suficientes de atividade física, afirma a pasta.

Entre os benefícios comprovados estão o auxílio no controle ou redução de peso corporal, melhora da capacidade cardiorrespiratória, redução da pressão arterial, melhora da resistência muscular diminuindo o cansaço físico, melhoria da circulação sanguínea, melhoria nos quadros de depressão, melhoria nos quadros de ansiedade, alívio do estresse e aumento da autoestima.

O DF conta com várias ações de promoção de atividade física, como Práticas Integrativas em Saúde, Programa Jogo de Cintura (que existe desde 2006 no Paranoá), Programa Ginástica nas Quadras e Projeto Obesidade Embora. É importante realizar consulta médica antes de iniciar a prática e fazer atividades com orientação de um profissional habilitado

Notícia completa disponível em: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/04/df-celebra-dia-mundial-da-saude-com-massagem-pilates-e-caminhada.html.


Em Destaque
Recent Posts
bottom of page