top of page

O Sinfito/PE

Em novembro de 1985 um grupo formado por profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional se reuniram com o intuito de construir uma associação profissional para formar o Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado de Pernambuco. A formação desta associação era um precedente exigido pelo Ministério do Trabalho para a construção e formalização de um sindicato.

 

Os profissionais da categoria trabalhavam de forma precária, sem garantia de seus direitos como trabalhadores, sem ter carga horária e piso salarial estabelecidos. A formalização do sindicato seria uma vitória, principalmente no que diz respeito à construção da Convenção Coletiva da Categoria, o documento que assegura o cumprimento dos direitos trabalhistas baseados na CLT.

 

Já na primeira convenção foram garantidos direitos que até hoje beneficiam os profissionais da área. Entre eles: carga horária máxima de 30 horas de trabalho, piso salarial, folga no dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional (comemorado em13 de outubro), além do direito de receber insalubridade, auxílio-creche e equipamentos de proteção individuais (EPI’s).

 

Os esforços para que a documentação exigida para a liberação da Carta Sindical chegasse até Brasília foram muitos e a colaboração de todos foi muito importante. E em 28 de maio de 1986 a Carta Sindical foi entregue pela Delegacia Regional do Trabalho, na pessoa do Dr. Gentil Mendonça Filho. Esse é considerado o dia oficial da fundação e legalização do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado de Pernambuco. Com a criação do Sinfito/PE iniciou-se o processo eleitoral para definir a primeira gestão do sindicato. Após várias assembleias e reuniões foi montada uma chapa única, eleita em 03 de outubro de 1986 e empossada no fim daquele mês.

 

Na ocasião da posse a primeira presidente do sindicato, Dra. Luziana Maranhão, proferiu algumas palavras que permanecem atuais e pertinentes: “Hoje se concretiza um desejo e uma necessidade básica de toda a classe. A formação do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Pernambuco significa uma vitória alcançada com muita luta, uma luta de muito tempo, e uma demonstração de força através da união e organização da classe. Esses dois fatores são primordiais se quisermos levar à frente essa luta pela estabilização socioeconômica e cultural das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A organização da classe é ponto fundamental para a continuação e sobrevivência das entidades representativas, pois elas não existem sem a classe. Uma diretoria não pode representar uma classe que não participa, não opina, não apoia. Nós contamos com vocês, acreditamos na nossa classe. E o Sindicato só existirá efetivamente quando a classe buscar essa união e organização.”

 

O Sinfito/PE é responsável por oferecer todo apoio aos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Pernambuco. Muito já foi feito pela valorização da classe, mas ainda há muito para fazer. Para isso contamos com o apoio de todos os profissionais, pois só com um maior engajamento da classe teremos força para conquistar inúmeras melhorias para os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

 

Ações de melhorias na comunicação entre o sindicato e os profissionais estão sendo feitas. Acesse nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

bottom of page